sábado, 27 de dezembro de 2014

#PratoLimpo - Manteiga

Olá pessoal hoje para o nosso post #PratoLimpo eu trouxe algo que vai deixar algumas pessoas de queixo caído rsrsrs mas calma que a notícia é boa! Só rolar o mouse pra baixo e conferir!

#PratoLimpo – Manteiga! Huuum...delícia!



"O sofisma é a aparência da vir­tude." 
Camilo Castelo Branco.

O que é sofisma? Camilo Castelo Branco diz que sofisma é a "aparência da virtude" ou da verdade como preferir...e é exatamente isso. O sofisma é como uma roupa que mascara a verdade, é uma ideia ou argumento que aparenta ser verdade, mas não é. È você ter convicção de algo que é uma mentira, um engano, E aqui no #PratoLimpo de hoje vamos desmascarar os sofismas afirmados e cridos pelo senso comum. Então vamos lá!

Manteiga ou Margarina??!!! Hoje o Nutrindo vai responder a tão famosa pergunta e desmistificar todos os mitos da pobre (mas tão rica em nutrientes!) e deliciosa manteiga!

Por muito tempo a manteiga foi criticada e apontada como “má para a saúde”, mas essa história é a maior balela que já inventarem e eu vou te contar o por que! Nossos antepassados consumiam a manteiga e viviam muito bem, até inventarem a "loba vestida de cordeira": A Margarina. A indústria trouxe a margarina com a desculpa de que a manteiga era rica em gordura saturada e responsável por aumento de colesterol, doenças cardiovasculares e obesidade e a solução seria substituí-la pela margarina que era e até hoje é feita a partir de óleos vegetais (que traz uma proporção de Omega 6 muito maior que Omega 3, o que é totalmente maléfico para nossa saúde). Resultado? As estatísticas de obesidade e doenças cardíacas só aumentaram, por manipulação inescrupulosa de dados e interesse comercial. Não tem como compararmos um alimento feito por Deus e pela natureza e um totalmente manipulado e modificado por mãos humanas não é mesmo? São incontáveis os malefícios que as margarinas e óleos vegetais podem nos trazer e logo menos trarei um post só pra falar deles. Mas agora vamos falar de boas notícias, vamos falar da manteiga!

Você pode estar se perguntando nesse exato momento: Ué?! Mas a manteiga não tem gordura saturada??! Já não entendo mais nada....

A resposta é: Sim! Ela tem gordura saturada mesmo e isso é ótimo!! As tão mal faladas gorduras saturadas não são tão maléficas para a saúde como dizem, existe um grupo de gordura saturada que é sim saudável ao corpo humano!! E esse é o ponto! (vou escrever mais sobre isso em um outro post). As evidências cientificas não deixam mentir, as dietas baixas em gordura, as chamadas: "low-fat"
 vem causando enormes danos à saúde de milhares de pessoas que por ignorância na tentativa de fazer o melhor para si, fazem o que o senso comum diz pra fazer...enfim vamos conhecer então as propriedades e vantagens da manteiga e entender o por que ela é #PratoLimpo com certeza!

Em qualquer refeição do dia a manteiga é um alimento que vai te ajudar nutricionalmente, na disposição, na saciedade e na manutenção do peso e da saúde!

- Em primeiro lugar a manteiga é SABOROSA, seja em qualquer preparação ela sempre vai muito bem; 


- A manteiga também é rica em vitamina A, D, E, K2, ela é realmente um suplemento vitamínico natural , ajudando na pele, cabelos, dentes, ossos e ainda na ação antioxidante.

*Nota - vitamina K2: Evidências científicas vem confirmando que a vitamina K, não ajuda somente na coagulação sanguínea, (que seria a ação da vitamina na sua forma K1) mas na sua forma K2 potencializa e “direciona” a ação da vitamina D (importante para o metabolismo ósseo), pois a vitamina K2 ativa uma proteína chamada osteocalcina, produzida pelos osteoblastos, que por sua vez é necessária para a fixação do cálcio na matriz óssea. A osteocalcina ainda evita que o cálcio se deposite nas artérias. Isso demonstra claramente que a vitamina D sem a vitamina K2 não desempenha a sua função como deveria. Será que não seria por isso que muitos suplementos de cálcio não dão certo como gostaríamos? Ponto para a nossa manteiga que de quebra possuí as duas: vitamina K2 e vitamina D! 


- A manteiga também possui Selênio e Iodo. O Selênio é um poderoso antioxidante e ainda por cima ajuda na formação dos hormônios da tireoide, protege o organismo de metais pesados e mantém os vasos sanguíneos saudáveis, melhorando a circulação sanguínea (poderia ficar até amanhã falando do maravilhoso selênio!) e o Iodo? O Iodo que também é importantíssimo para o equilíbrio e ação dos hormônios tireoidianos, ajuda na maturidade dos órgãos reprodutivos e é absolutamente essencial para as mulheres grávidas para evitar defeitos congênitos, ainda por cima ajuda a eliminar toxinas que estão no corpo, é especialmente eficaz contra certos produtos químicos e tóxicos, como mercúrio, chumbo e flúor, que são infelizmente encontrados em nosso ambiente moderno, entre outras funções que um dia posto especificadamente só pra ele srsrsr. 

A manteiga também contém LECITINA, que equilibra o colesterol. Hãm??! Eu achava que manteiga aumentava o colesterol!! Pois é, você estava completamente enganado, a lecitina funciona como um emulsificante que permite que as gorduras passem pelas paredes arteriais, prevenindo a formação de depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Além disso, lecitina de aumenta o metabolismo e o transporte das gorduras. Por isso, ela é tão indicada para ajudar a equilibrar o colesterol. Entendeu? ;) 

A nossa amada manteiga também possui Ácido Láurico. Pesquisas cientificas demonstram que o ácido láurico possui a capacidade de aumentar o sistema imunológico pela ativação da liberação de uma substância chamada interleucina 2, que faz a medula óssea fabricar mais células brancas de defesa o que é muito benéfico para quem tem imunidade baixa e até mesmo câncer. Além disso, o ácidos láuricos agem como antiinflamatórios pela inibição da síntese local de prostaglandinas (PGE2) e interleucina 6 que são substâncias pró-inflamatórias presentes em quadros reumáticos, artrites e inflamações musculares. 

- A manteiga ainda possui Omega 3 e 6 em uma proporção boa e saudável, pesquisas veem apontando como escrevi anteriormente que um dos grandes problemas da obesidade e doenças cardiovasculares está no desequilíbrio da proporção do Omega 3 e 6, e a maior causa desse problema está nos óleos vegetais e margarinas consumidos atualmente pela população. (Aguardem que farei um post só sobre os malefícios desses óleos) ;) 

- E por fim, a nossa querida manteiguinha também possui MTC (Medium-chain Triglycerides) o que é isso? Calma eu vou explicar... São triglicerídeos de cadeia média encontrados principalmente na manteiga e no óleo de côco, que além de poderem ser usadas como fonte de energia pelo nosso cérebro, advinha só? NÂO É METABOLIZADO EM GORDURA CORPORAL! Agora mais do que nunca POOOOONTOOO PRA MANTEIGAAAA!! 

MARAVILHOSO NÃO É MESMO???!! É por isso que eu AMO MANTEIGA!! Porém...nem tudo é flores...aqui vai a parte ruim dessa noticia: Sabe todos esses benefícios que eu te contei? Eles só vão ser reais se você consumir uma manteiga de verdade, isto é pura, orgânica, feita a partir de leite integral, orgânico, de vacas alimentados por pasto. As manteigas feitas a partir de leite pasteurizado de vacas alimentadas com grãos (muitas vezes geneticamente modificados) não possuem a mesma concentração e qualidade da manteiga orgânica, no entanto mesmo a pior manteiga ainda é melhor do que qualquer margarina feita por indústrias capitalistas que só pensam nos benefícios próprios. E a sua saúde? A sua saúde nem passa pela cabeça deles pode acreditar. Sua tarefa agora é analisar os rótulos e ver a procedência das manteigas que você irá comprar e consumir a partir de agora.

E aí? Feliz por poder comer manteiga sem dor na consciência?! Eu também! Viva! E bora comer manteiga!


Dra. Angélica Zucarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário