#PratoSujo


#PratoSujo - Refrescos em Pó

Olá pessoal!! Para a primeira postagem do nosso espaço #PratoSujo eu trouxe algo que realmente me indignou...quando a gente acha que já viu de tudo, a indústria nos surpreende mais uma vez:





    O que acontece é o seguinte, uma certa marca de "suco" em pó, a qual eu não vou escrever por ser antiético, mas como para bom entendedor meia palavra basta...enfim essa marca de "suco" em pó descreve o seguinte em sua embalagem: "Movimento 3 por 1, para cada três garrafas de água, uma de ***" (nome do suco em pó), e pra piorar logo em seguida escreve: "Água é a melhor fonte de hidratação, *** (nome do suco em pó) é a melhor fonte de sabor."
Realmente isso é absurdo!! Querer comparar água a um suco em pó é completamente estúpido! E o pior é incentivar inocentes consumidoras (digo no feminino porque as mulheres são o maior público alvo e consequentemente a maior parte dos consumidores destes produtos) a tomarem algo que nem de longe e nem de beeeem longe substituí uma água pura. Isso é #PratoSujo com certeza! 

     Aproveitando a oportunidade vamos dar uma analisadinha no rótulo e desmascarar de vez esses venenos, ops, quer dizer "sucos" em pó?

    Analisando o rótulo e embalagem desse mesmo "suco", encontramos:

- 1º Corrigindo, ele NÃO É SUCO e sim REFRESCO. Na embalagem vem descrito da seguinte maneira: "Pó para bebida sabor de..." (x, y depende do sabor) alguns vem escrito: "Preparado sólido para refresco sabor..." enfim sabe por que não vem escrito suco? Porque eles NÃO SÃO! Mas enfim qual a diferença?? Vamos lá:

- Suco integral: É a bebida que exclusivamente extraída da fruta (portanto suco) sem adição de açúcares e na sua concentração natural (não diluído) onde é proibida a adição de aromas e corante artificiais. Quando o suco é  adicionado de açúcar, deve obrigatoriamente constar a designação “adoçado“ na sua embalagem. 


- Refresco: é  uma bebida obtida da diluição em água com ou sem a adição de açúcares. 

- E ainda temos o Néctar que é obtido da diluição em água adicionado de açúcares. 

    Ambos refresco e néctar geralmente tem uma baixa, pra ser sincera INSIGNIFICANTE concentração da fruta, e uma alta concentração de tudo que não é fruta, nem bom para nossa saúde, portanto FUJA de vez dessas pseudo bebidas e prefiram os sucos integrais!

   Voltando ao rótulo desse nosso "impostor", vemos que as promessas são de um produto com baixo teor de sódio e zero açúcar. Uaaaauu parece perfeito não é mesmo??! Mas acalme-se, vamos olhar e dar uma analisada na tabela nutricional e nos ingredientes: 



Ingredientes:
Maltodextrina, polpa de morango desidratada, acidulante ácido cítrico, antiumectante fosfato tricálcico, aromatizante e aroma sintético idêntico ao natural, regulador de acidez citrato de potássio, edulcorantes: aspartame (33mg/100ml), ciclamato de sódio (13mg/100ml), acesulfame de potássio (1,6mg/100ml) e sacarina sódica (1,3mg/100ml), corante inorgânico dióxido de titânio, espessantes: goma xantana e carboximetilcelulose sódica, corante caramelo IV e corantes artificiais: vermelho 40, e tartrazina.

- Em primeiro lugar vemos como primeiro ingrediente (isso significa que é o ingrediente que mais contem no produto) é a maltodextrina. Ela é um tipo de carboidrato, proveniente da hidrólise do amido, cuja absorção é mais rápida pelo nosso organismo Então, pera lá...se é um carboidrato, como que aparece 0g de carboidrato na tabela nutricional??! *A legislação dá margem para os ingredientes aparecerem como zero, mesmo estando presentes no produto. No caso dos açúcares, por exemplo, se possuir uma quantidade menor ou igual a 0,5 g em 100 ml, o produto pode alegar que não contém esse nutriente.


- Em segundo lugar vemos os aromatizante e aroma sintético idêntico ao natural, ah por favor não me venha como "Idêntico ao natural" ou é natural ou não é! Que história é essa? Se é indêntico porque não usa o natural? Depois vemos uma série de adoçantes que se sozinhos já causam malefícios imaginem juntos?!! Ainda temos de quebra a presença dos edulcorantes. Edulcorante é uma substância diferente dos açúcares, mas serve para o mesmo propósito: conferir sabor doce ao alimento. Os edulcorantes citados nesse refresco são todos artificiais.

- E quanto aos corantes? Sim...ainda tem eles...encontramos no rótulo: 

- Corante inorgânico dióxido de titânio: Utilizado em protetores solares, tintas, biscoitos caninos, refrescos em pó, maquiagem, tatuagem, entre outros. A legislação diz ser seguro para a ingestão, mas você comeria tinta ou maquiagem??! Um tanto estranho não é mesmo...?

- Corante caramelo IV: O corante caramelo IV, é apontado como possivelmente cancerígeno e é muito utilizado em refrigerantes. Só por isso já seria motivo para passarmos de longe desses produtos...

- Corante Vermelho 40: Pode provocar hiperatividade em crianças especialmente quando associado ao benzoato de sódio. Já foi banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça. Se já foi banido em tantos países é porque realmente são perigosos a nossa saúde.

    Apesar desses corantes, adoçantes e espessantes estarem liberados por lei no Brasil, não é por isso que vamos confiar cegamente e sair nos envenenando por aí não é mesmo? Ah! E isso também vale para as gelatinas que temos por aí, pois se caso você ainda não percebeu elas também são "pozinhos coloridos", mas sobre elas eu deixo para escrever um outro post...

     Muitas pessoas justificam que consomem esse tipo de produto por falta de tempo e porque esses refrescos são rápidos para preparar, mas eu posso te garantir que cortar um limão e espremer é tão rápido quanto e nem dá pra comparar os benefícios que seria covardia... "Quem tem pressa come cru" já diz o ditado, e no caso dos refrescos em pó é praticamente isso mesmo que acontece...

    E aí eu te pergunto: Por que consumir refresco em pó (que não refresca em nada por sinal, pelo contrário dá mais sede, porque o organismo que é intoxicado com tudo isso terá que acionar o centro de sede "uma vida inteira" pra tentar se livrar dessas toxinas) se existem as frutas com fibras, vitaminas, minerais e melhor, se existe a água?!! Se você soubesse que algo é venenoso certamente você não ingeriria, pois agora você já sabe, qual será a sua desculpa, ops qual será a sua escolha?

Dra. Angélica Zucarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário